O que é ID (identidade) da marca?
Você tem o LOGO (Desenho, figura da marca), MARCA que é o nome (LEGO, FESTO, LG, ...) e juntos formam a logo marca.
Há muitos casos em que o nome é o LOGO na marca por exemplo "LG, SONY, ..."
Identidade da marca é o que ela representa, são os valores que estão associados a ela isso pode ser representado através de cores estilos de letras e desenhos.
O que é o Manual de Identidade Visual da Marca?
O LOGO e a MARCA não são nomes e\ou desenhos bonitinhos eles devem ser concebidos para representar os valores que compõem a identidade da empresa, e\ou do produto e\ou do serviço.
Isso é pensado quando se cria o manual de Identidade Visual, que contém todos os estudos e pesquisas para o desenvolvimento do LOGO e MARCA segundo os valores da empresa, e\ou produto e\ou serviço e como o LOGO e a Marca devem ser utilizados nas mídias.
Por exemplo:
- se o logo vai ser impresso em papel reciclável ele deve ter a cor "X" e tamanho "Y"
- se vai ser colocado em um site ele deve ser colorido e deve ser respeitado o tamanho, e as margens determinadas e muitos outros detalhes.
Resumindo o manual dita onde e como a marca deve ser usada.
Isso é pensado quando se cria o manual de Identidade Visual, que contém todos os estudos e pesquisas para o desenvolvimento do LOGO e MARCA segundo os valores da empresa, e\ou produto e\ou serviço e como o LOGO e a Marca devem ser utilizados nas mídias.
Por exemplo:
- se o logo vai ser impresso em papel reciclável ele deve ter a cor "X" e tamanho "Y"
- se vai ser colocado em um site ele deve ser colorido e deve ser respeitado o tamanho, e as margens determinadas e muitos outros detalhes.
Resumindo o manual dita onde e como a marca deve ser usada.
Quais os profissionais que trabalham com a elaboração de logo e marca, assim como o manual de Identificação Visual?
Profissionais capazes você deve encontrar em cursos superiores e "alguns técnicos" formados em Artes Gráficas, Design, Publicidade e Propaganda.
Adriano Enache
adrianoenache@hotmail.com
adrianoenache@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário